MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Governo autoriza importação de arroz para recompor estoques públicos

Conab comprará até 1 milhão de toneladas para recompor estoques públicos em 2024. Prioridade para pequenos varejistas, com importação do Mercosul por tarifa zero

Prioridade para pequenos varejistas, com importação do Mercosul por tarifa zero
Prioridade para pequenos varejistas, com importação do Mercosul por tarifa zero - Agência Brasil
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 10/05/2024, às 10h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Em resposta aos alagamentos que afetam o Rio Grande do Sul, principal produtor de arroz do Brasil, o governo federal autorizou a Companha Nacional de Abastecimento (Conab) a importar até 1 milhão de toneladas do grão para recompor os estoques públicos. A medida, válida para 2024, visa garantir o abastecimento e evitar especulações de preços.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp 

A importação, realizada por meio de leilões públicos a preço de mercado, será destinada preferencialmente à venda para pequenos varejistas das regiões metropolitanas. Esta decisão foi anunciada por meio de uma medida provisória publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

Para evitar desabastecimento em regiões que não produzem arroz, como Norte, Nordeste e Sudeste, o presidente da Conab, Edegar Pretto, ressaltou a importância de comprar o cereal pontualmente. A prioridade será dada ao arroz do Mercosul devido à tarifa de importação zero e à semelhança do produto com o nacional, atendendo às demandas do consumidor brasileiro.

Os detalhes sobre a quantidade de arroz a ser adquirida e as condições da venda serão definidos pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário, Agricultura e Pesca, mediante proposta da Conab. Esta iniciativa visa não apenas recompor os estoques públicos, mas também garantir a estabilidade no mercado interno, sem prejudicar a produção nacional.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.